segunda-feira, 28 de abril de 2014

SOBRECARREGADOS DE AMANHÃS



Sim, todos nós acordamos sobrecarregados de amanhãs.
Penso até que essa é a principal adjetivação do sujeito contemporâneo.
É claro que alguns conseguem de maneira um tanto admirável controlar as dosagens e seguir com cautela a sua bula pessoal de procrastinações. Mas a verdade é que a palavra procrastinação tomou uma dispendiosa roupagem pejorativa, de um valor imensamente negativo para um mundo tão ágil, que nesses dias e espaços onde vivemos a expressão “deixar para depois” vestiu-se do mesmo tecido mórbido da titulação “imprudente, irresponsável”, ou talvez ainda mais sujo.
Sem espanto, por menos que isso nosso presente constitui-se de enfermidades psíquicas e somáticas, de desesperos da alma e aflições da existência, um crítico indicador do que temos conquistado daquilo que nos ensinaram a traçar como meta, sonho e realização. Simplesmente esperar, nem que seja três minutos para cozimento de um macarrão instantâneo, soa-nos assim como assinar um atestado vitalício de fracasso e desilusão de si, para si, para os outros. Sendo assim sejamos eternamente ansiosos e desesperados, na corrida desenfreada pelo alcance do... da... pelo alcance de qualquer coisa que seja pra já. Pra não encher linguiça apimentada, quero desabafar estar cansado dessa constante de sermos adestrados a construir amanhãs perfeitos, caramba, nosso prospecto de futuro anda assassinando a única concretude da vida: o presente, não é? Ou não? Nem sei...
Aliás, saudemos a psicanálise, somente ela no hall das ciências modernas é capaz de tangenciar ao mesmo tempo o crível, o incrível e o quociente de ambos num mesmo arcabouço de esperanças, foi a escolhida pelos sobrecarregados de amanhãs e continuará reinando entre as outras alternativas “alternativas” de obtenção da calmaria e paz de aproveitamento do agora. Ou pelo menos da consciência prévia de que só o agora existe. Tenho uma ligeira impressão (talvez até mesmo ingênua) de que tal panorama de desastres interpessoais contrasta profundamente com certa qualidade de vida experimentada por gerações passadas que basicamente praticavam o ato de procrastinar.
Vejamos: por não acordar com os olhos lacrimejados de porvir, nossos avós casaram-se aos 17 anos e com nenhum sinal de desespero consolidaram as famílias que se valem ainda de exemplos para algumas condutas filosóficas, sócias e religiosas, mais do que isso se tornaram para boa parte da sociedade romântica os verdadeiros heróis acessíveis. Foi procrastinando que pintamos nas cavernas os primeiros indícios de humanidade. Por não se doar tanto aos amanhãs, a Dercy Gonçalves viu passando 10 décadas vestidas de púrpura e ainda morreu falando de sexo. Foi procrastinando que os egípcios inventaram a anestesia e o PT chegou à presidência (?). Deixando pra depois aprendemos a masturbação e o perdão. Descarregados de porvires, é que vivemos os momentos mais intensos e interessantes de nossas vidas.
Quer saber, vou traçar a minha singela lista do que é possível ser feito logo que descarregado de amanhãs e imbuído de agoras:

1.      Experimentar alcachofras, não esperar até conhecer a Tunísia.
2.      Filmar aquele curta-metragem caseiro cujo roteiro se encontra em alguma das minhas pastas.
3.       Gastar todo o meu dinheiro numa viagem até Santiago/Chile, me viro depois.
4.      Convidar três amigos, quatro familiares e meu companheiro para um acampamento na Serra do Cipó, e de fato ir.
5.      Terminar meu bendito livro de dramaturgias minhas.
6.      Começar o Pilates (oh céus, o Pilates).
7.      Separar um dia inteiro para aprender a fazer o arroz soltinho.
8.      Decorar a parede da sala.

Bem, foi o que me veio à mente até agora. Provavelmente me acometeriam outras tantas urgências, mas é claro, na mais sincera hipocrisia de poeta, confesso: O relógio do computador já anuncia duas da madrugada de uma monstruosa segunda-feira e preciso dormir para acordar as sete, sobrecarregado de amanhãs.
Tchau, odeio texto de autoajuda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário